OFICINAS
06 Out 20:00 Praça da Paz  L
VIVÊNCIA COM O GRUPO Muguenkyo Bauru Wadaiko A proposta da oficina é oportunizar a vivência de tocar taiko, compartilhando a cultura e costumes.
INSCREVA-SE
Traços da Ação - Introdução aos Princípios Básicos da Biomecânica
15 Out 09:00 Espaço Protótipo  L
A oficina ocorrerá nos dias 15, 16 e 17 de outubro das 9h às 13h. O curso propõe uma introdução prática às técnicas de construção da ação física baseada nos princípios do sistema de Biomecânica de Meyerhold, visando ao exercício da consciência corpórea que este sistema oferece independente do estilo de atuação. A biomecânica é um sistema de educação teatral criado no início do século XX por Vsevovlod Meyerhold. Este sistema é constituído de diversos princípios que auxiliam o ator a desenvolver sua arte de maneira consciente, estimulando o processo criativo, organizando e orientando o ator no espaço, desenvolvendo a economia da própria energia física e dando ritmo e forma ao movimento. No curso, todos os exercícios visam o corpo do ator como meio expressivo, criativo e principal instrumento de comunicação, e proporciona assim uma maneira autoral de cada um desenvolver a sua própria arte.
INSCREVA-SE
Estado Palhaço
16 Out 14:00 Casa de Cultura Celina Neves  16
A oficina consiste em um mergulho no universo do palhaço possibilitando que os participantes individualmente possam entrar em contato com seu próprio rid permitindo o jogo da relação com o mundo, objetos, pessoas e público. Um verdadeiro despertar do corpo, emoções, sentimentos e um fortalecimento do acreditar em si. Como um corpo presente dialoga comicamente com tudo que o cerca? E dessa maneira afetar e ser afetado?
INSCREVA-SE
A Dança Contemporânea Como Linguagem Teatral
18 Out 14:00 SESC Bauru  16
Princípios basicos da exploração das potencialidas do corpo do artista, com base na pesquisa realizada na criação do espetáculo “BERLIM: DOIS CORPOS À PROCURA”.
INSCREVA-SE
Corpo Anfíbio
19 Out 14:00 Casa de Cultura Celina Neves  16
O corpo queer, a desconstrução do corpo hegemônico e proposição de um corpo sem órgãos. A partir de movimentos práticos, os alunos farão um aquecimento corporal e práticas de jogos baseados em técnicas da Dança Contemporânea, que foram utilizados para a elaboração dos movimentos e estrutura do espetáculo “O diário de Genet” (2013)
INSCREVA-SE
Do ator com o lugar memória
21 Out 10:00 Jardim Botânico  14
O foco desta oficina é transmitir as perspectivas de criação e as possibilidades imagéticas, poéticas e políticas do lugar de memória adotadas e estudadas ao longo dos últimos anos pelo grupo Protótipo Tópico. Princípios como processo transartístico, lugar memória, dramaturgia da lembrança e ambiências cênicas serão abordados através da vivência provocativa e de estímulos criativos para elaboração de uma dramaturgia pessoal.
INSCREVA-SE
O Coletivo Documental: Narrativas do Feminino
21 Out 14:00 CEU das Artes  16
A oficina “O coletivo documental: narrativas do feminino” é baseada na linha de pesquisa desenvolvida pelo grupo Okearô Teatro na construção do espetáculo “Gineceu ou Cenas de uma mulher qualquer”. Nela, @s participantes serão convidad@s a compartilharem suas memórias e vivências para a partir delas construírem atravessamentos cênicos pelo corpo e pela palavra. Com 8 horas de duração divididas em dois dias, a oficina se propõe em atravessar o teatro documental e biodramático, provocando uma experiência criativa, a partir do repertório dos participantes, em momentos de forma individual e também em recortes criados na coletividade. Partindo de conceitos teóricos e exercícios de escuta para chegar à definição de um tema e à coleta de depoimentos para posterior reprodução em cena, encontrando no teatro um território privilegiado de experimentação e pesquisa.
INSCREVA-SE
Processos Criativos da CIA Bruta de Arte
23 Out 09:00 Espaço Protótipo  14
A Oficina “Processos Criativos da Cia Bruta de Arte” tem como objetivo ampliar as possibilidades de criação de cena e construção do personagem a partir de diferentes dinâmicas vivenciadas nos trabalhos da Companhia. Com foco no trabalho do ator, a oficina mergulha na pesquisa da palavra, nos estudos de partituras vocais e corporais e exercícios de dramaturgia. Serão aplicados jogos de interação, improvisações temáticas e livres, vivências, partituras individuais e coletivas e exercícios de encenação a partir de textos sugeridos, que servirão como estímulos para o desenvolvimento do pesquisador/ator e para a criação das cenas, textos e desenho das personagens.
INSCREVA-SE